sábado, 16 de maio de 2015

Fender Telecaster Richie Kotzen

Praticamente todas as vezes que vou escolher uma guitarra para falar na coluna aqui da Garagem, eu me deparo com algum modelo e penso: “Como não falei dessa guitarra ainda?”. Mas a verdade é que são tantas as possibilidades e tantos os grandes guitarristas que têm sua linha signature, que – felizmente – sempre vai sobrar assunto. A guitarra desta semana é de um cara muito especial, que teve vários tipos de carreira e até hoje é multifacetado e versátil em tudo o que faz: Richie Kotzen. Richie começou a despontar no final dos anos 80 na época da Shrapnel Records, de Mike Varney, um cara que sempre buscava novos talentos. Os primeiros álbuns de Kotzen foram instrumentais e virtuosos. No começo dos anos 90, após a saída de CC de Ville do Poison, Richie entrou para a banda e ficou conhecido de uma forma diferente, agora mais abrangente, não só pelos amantes da música instrumental mas também por fãs de hard rock. Após a saída do Poison, Kotzen deslanchou em uma carreira solo de incrível produtividade (com participações constantes em outras bandas e álbuns), se firmando como um grande compositor e vocalista, além de um guitarrista fora do comum. A guitarra da semana é a sua Fender Telecaster Richie Kotzen Solid Body.


A Telecaster RK conta com um corpo em ash e um top em maple laminado, com uma pintura em sunburst de duas cores, pela qual se pode ver o desenho da madeira, em uma proposta clássica e sóbria. O friso creme ao redor de todo o corpo contribui para essa proposta e dá um toque especial, combinando com o escudo, também em creme e com uma única camada. O braço é em maple, com escala de 25,5”, e em um formato “Large C”, ou seja, o shape tradicional da Fender, porém um pouco mais grosso, perfeito para quem tem uma pegada forte e precisa de uma área de contato bem firme com a guitarra.  A trasteira é em maple, com uma angulação de 12”, e conta com 22 trastes jumbo e marcações de abalone dot (bolinha).


Na parte elétrica, a Telecaster Richie Kotzen conta com dois captadores mais do que especiais. Na posição da ponte, um mini humbucker DiMarzio DP384 Chopper T (chamado de “o irmão mais alto e forte do Fast Track T”), e na posição do braço um single-coil DiMarzio DP173 Twang King, que como o nome já diz, possui um brilho e um “estalo” diferenciados. A RK possui um knob de volume e um knob rotatório que coloca os caps em série ou em paralelo, dependendo do que o guitarrista prefere em diferentes momentos. A chave é a tradicional de três posições, alternando entre cada um dos caps sozinhos ou os dois ligados ao mesmo tempo.


As ferragens são douradas, combinando com a tonalidade “honey” do sunburst. A ponte conta com seis carrinhos para uma regulagem perfeita das oitavas, afinal por mais vintage que alguns sons de Kotzen sejam, há sempre o momento virtuoso em seus álbuns e shows, o que exige uma afinação sem oscilações. As tarraxas são Gotoh Cast com trava e o headstock conta com a assinatura de Kotzen, como uma guitarra signature não poderia deixar de ter. Outro diferencial é o corpo abolado na parte de trás, para um encaixe mais confortável ao tocar, principalmente quando o guitarrista está em pé. Vale lembrar que esta guitarra é Made in Japan, uma raridade hoje em dia e também uma garantia de qualidade acima da média.


É isso, galera! Curtam o fim de semana e venham visitar a Garagem sempre que quiserem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário